Dificuldades do advogado em gerir o departamento jurídico

Roberta Codignoto

Muitas são as dificuldades que o advogado enfrenta ao se deparar com a gestão de um departamento jurídico e é preciso buscar reforço do que não foi ensinado no curso de Direito. Este curso, como muito já se discute, não forma um profissional liberal, uma vez que sequer o ensina a administrar seu próprio escritório. Como o ensinaria a gerir algo?

Fazer Mais com Menos

Gustavo Biagioli

E você sabe o que isso significa? Que aquela velha máxima de “fazer mais com menos”, que a liderança da sua empresa usou novamente na reunião de planejamento orçamentário para justificar o corte nos seus recursos humanos e/ou financeiros, vai mesmo pautar os ajustes necessários para enfrentar a crise, que teima em não ceder.... 

Dificuldades do advogado em gerir o departamento jurídico

Julio Cesar Caciatori Martins

Há tempos que essa expressão é difundida entre os profissionais da área jurídica, especialmente entre aqueles que trabalham nos Departamentos Jurídicos (in-house) das mais variadas empresas, independentemente do seu porte. Em breves linhas e sem a menor intenção de esgotar o tema, mas de apenas promover o debate com os colegas, compartilho um pouco das minhas reflexões.

O Compliance e sua parceria com o Jurídico

Flávio Franco

Não canso de insistir em nossas aulas de “Gestão Jurídica” que um dos maiores privilégios de se trabalhar no Departamento Jurídico é a oportunidade de ouro de conhecer como poucos a sua empresa. Digo isso pois a enorme maioria dos assuntos, projetos e desafios empresariais, por sempre trazerem algum aspecto de natureza jurídica ou regulatória acabam, em algum momento, passando pelas mãos (ou pelas caixas de e-mails...) do time interno de advogados.

GESTÃO JURÍDICA EFICIENTE EM 5 PASSOS

GIANFRANCO CINELLI

A GESTÃO É O FATOR DETERMINANTE PARA SE TER SUCESSO À FRENTE DE UM DEPARTAMENTO JURÍDICO
Sem ela os problemas do dia a dia e o descontrole serão os drives da sua atuação. Ter conhecimento de todas as peças que compõem a engrenagem e saber como operá-las é tarefa essencial de todo gestor jurídico.